VMware Global Community
Marquise
Contributor
Contributor

Disco Compartilhado para Oracle Rac 10g

Tenho dois nos: Rac1 e Rac2

Tenho um unico datastore para os dois racs: ok

Nao estou conseguindo subir minhas vms com discos compartilhados, crio disco no rac1 e no rac2 chamo o disco existente criado no rac1...portanto a maquina rac2 nao sobe com o seguinte erro:

unable to acess file <unspecified filename> since it is locked

alguem sabe como resolver? agradeço

0 Kudos
9 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

isso ta acontecendo pq a primeira máquina virtual está locando o disco pra ela, a outra rac (rac2) tenta montar e nao consegue pq por segurança. `Para voce conseguir fazer isso precisa de configuração especifica. Dá uma olhada neste documento, acredito que tem o que voce precisa. Caso não tenha me avise.

http://www.vmware.com/files/pdf/partners/oracle/vmw-oracle-virtualizing-oracle-db10g11g-vmware-on-in...

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
Marquise
Contributor
Contributor

Agradeço o interesse em tentar me ajudar, mas na documentação explica mais o conceito...na verdade eu queria saber um pouco mais na pratica, nao sei se nesse caso consegue me ajudar ou alguma documentação...agradeço a atenção..

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

voce esta querendo utilizar um cluster ativo ativo é isso ? as duas maquinas querem montar o mesmo disco ao mesmo tempo.

Se for isso, voce vai precisar utilizar disco Raw Device.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
Marquise
Contributor
Contributor

Isso mesmo...minha opção raw device quando vou criar um disco fica disable, preciso mexer em alguma configuração do storage...por padrao está MRU tenho opção de round robin e fixed no patch...grato 

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

a politica não tem relação com uso de disco RawDevice, você precisa adicionar uma nova controller pra isso. http://www.planetmy.com/blog/how-to-add-a-raw-mapping-device-on-vmware/

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
Marquise
Contributor
Contributor

Anexei para dar uma olhada...queria saber como enable a opcao RAW

0 Kudos
Marquise
Contributor
Contributor

Criei disco RDM no rac1  e no rac2 usei o disco existente do rac1 .  Consigo subir a vm rac1 mais quando vou subir o rac2 da erro de locked conforme anexo...

Agradeço quem puder ajudar

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

esse guide que vou te passar é para cluster microsoft, mas você pode utilizar como base, pois o que te interessa é como montar a estrutura do disco.

http://www.vmware.com/pdf/vi3_301_201_mscs.pdf

quando voce vai associar um disco novo, ele pergunta tem uma opcao embaixo que voce precisa selecionar se for para cluster.

agora nao tenho essa tela pra te mostrar, mas durante a semana eu posto pra voce.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
Marquise
Contributor
Contributor

Agradeço a documentação inclusive estou seguindo...

minha dúvida seria com as "controller scsi" pela documentação preciso mais que uma e nao consigo add outra...

Voce sabe se essa "controller scsi" é adcionada a parte? em anexo segue meu ambiente!

e num bloq verifiquei que a pessoa quando adiciona um disco ela cria automaticamente:

http://it-infrastructure-management.blogspot.com/2008/03/how-to-add-second-scsi-controller-to-vm.htm...

sabe dizer a respeito???

Agradeço,

0 Kudos